
Diversidade e sabor são duas palavras que expressam muito bem a história da culinária brasileira. A miscigenação de povos e culturas trouxe para o nosso país referências e combinações únicas, que transformaram a gastronomia nacional em uma das mais interessantes e apreciadas mundo afora.
Quer viajar na história da culinária brasileira e conhecer a origem dos principais pratos e também os primeiros restaurantes do nosso país? Então, confira as informações que o time de especialistas da Tipper separou para você!
Influências que ajudaram a construir a nossa culinária
A história da culinária brasileira é marcada pela influência dos imigrantes europeus, dos nativos indígenas e dos escravos africanos. Toda essa mistura de povos e culturas ajudou a estruturar uma gastronomia única e bastante especial.
Europeus
No século XVI, quando os europeus começaram a chegar ao nosso país, o primeiro grande marco da história da culinária brasileira se iniciou. Os portugueses estavam habituados com alimentos que tinham uma longa duração por conta das viagens de navio. Por isso, eles foram os responsáveis por apresentar aos índios comidas como toucinho, carne seca, peixes salgados, entre outras.
Anos depois, com a colonização portuguesa e, posteriormente, com a chegada dos italianos, novos alimentos foram incorporados na história da culinária brasileira, como molhos, batata, tomate e farinha de trigo. Esses alimentos começaram a fazer parte das refeições juntamente com itens já utilizados em nosso país, como milho, mandioca e diversos tipos de frutas, legumes e peixes.
Africanos
Os africanos também têm uma influência muito grande na história da culinária brasileira. Infelizmente, nosso país vivenciou por muitos anos a escravidão e esse período nos trouxe muitas influências que continuam presentes em nosso dia a dia, como a capoeira, o samba e o candomblé.
Na gastronomia, vale destacar a tão apreciada feijoada e o bobó de camarão, que se tornaram grandes clássicos da história da culinária brasileira. O óleo de dendê também é um sucesso e vem sendo utilizado nos mais diferentes pratos.
Índios
E claro que os nativos indígenas também têm uma importante participação na história da culinária brasileira. Paçoca, tapioca, mingau e moqueca são alguns exemplos de pratos preparados com ingredientes e técnicas bastante utilizadas pelos índios.
Conheça os primeiros restaurantes brasileiros
Como a história da culinária brasileira é marcada pela mistura de vários povos e culturas, os primeiros restaurantes do Brasil também tinham influências de outros países. A seguir, fizemos uma breve lista com os 6 restantes mais antigos do nosso país:
- Restaurante Leite,1882 (Recife)
- Café Lamas, 1874 (Rio de Janeiro)
- Carlino, 1881 (São Paulo)
- Rio Minho, 1884 (Rio de Janeiro)
- Bar Luiz, 1887 (Rio de Janeiro)
- Gambrinus, 1889 (Porto Alegre)
Pratos mais famosos da história da culinária brasileira
É difícil listar os pratos mais saborosos da culinária brasileira, pois a nossa diversidade agrada diferentes paladares. Mas, é claro que há os “queridinhos”, então listamos os pratos mais famosos e que são sucesso aqui e no exterior:
- Feijoada
- Baião de dois
- Arroz goiano
- Acarajé
- Pato no tucupi
- Moqueca
- Galinhada
E você, gostou de viajar pela história da culinária brasileira? Então, que tal continuar por dentro das dicas e curiosidades do mundo gastronômico? Baixe agora mesmo o app da Tipper!