Melhores Restaurantes De São Paulo: 8 Opções Para Você Explorar!

Você gosta de conhecer uma cidade explorando sua gastronomia? Então, anota nossa dica dos melhores restaurantes de São Paulo.

São Paulo, é um dos maiores polos do país, repleto de oportunidades, inovações, etc., e como toda grande cidade, também é repleta de opções gastronômicas de tirar o fôlego! Por isso não foi fácil eleger apenas 8 como os melhores, mas estes são aqueles que consideramos os restaurantes que você precisa conhecer em São Paulo

Portanto, na próxima visita à capital paulista você já sabe o que não pode perder!

Os 9 Melhores Restaurantes De São Paulo

Separamos para você os 9 melhores restaurantes do momento, sem ordem de ranking.

  1. Vista Restaurante

O Vista, foi inaugurado em 2018, e em pouco mais de um ano de existência já é considerado um dos melhores restaurantes de São Paulo.

Comandado, pelo chef Marcelo Correa Bastos, possui uma excepcional cozinha brasileira. Na qual, são priorizados ingredientes nacionais em uma proposta moderna e sofisticada. O ambiente, que é lindo, também segue a linha dos pratos, equilibrando a informalidade e sofisticação com um “jeitinho” bem brasileiro, sem frescuras, mas com serviço eficiente e gentil, e decoração com bossa.

Localizado no topo do MAC-USP, tem uma vista linda do Parque Ibirapuera, atraindo comensais e curiosos. O Rooftop inclusive se tornou um dos mais concorridos da cidade, e é possível sentar-se na varanda para apreciar a carta de drinks e petiscos, mas para experimentar os pratos principais, somente mesas no salão.

Com menu enxuto mas que representa muito bem a cozinha brasileira contemporânea, faz sucesso a Croqueta de Galinha Caipira, o Quiabo grelhado ao molho de missô e caruru, a Moqueca capixaba e o Arroz de suã com vieiras e o Assado de tira. As sobremesas são clássicos com toques de brasilidade, como o Profiterolis de  chocolate com cachaça e paçoca.

Aquele restaurante que está no topo da lista de quem deseja conhecer São Paulo.

  • Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – 8º andar (MAC-USP), – Ibirapuera.
  1. Evvai

Funcionando desde 2017, a cozinha do restaurante é comandada pelo chef Luiz Filipe Souza, que encanta o público usando ingredientes nacionais em pratos totalmente inovadores e requintados, já que sua formação é na cozinha italiana e francesa, tendo passado pelas casas do grupo Fasano e do renomado chef Salvatore Loi.

Inclusive muitos dos prêmios do restaurante são na categoria restaurante italiano, mas não vá esperando a tradicional cozinha italiana, prepare-se para se surpreender e se apaixonar desde o visual do prato até a última garfada.

Modernidade e criatividade dão o tom ao ambiente e à cozinha autoral do Chef. O cardápio é modificado periodicamente, usando os melhores ingredientes disponíveis em formatos inusitados e com execução impecável, agradando os paladares mais exigentes e apurados. Por tudo isso, no ano de 2019 ganhou uma estrela Michelin.

Há opções de menu degustação de 13 etapas, o Oriundi, de 4 etapas, chamado Immigrante e o de 3 etapas que contempla os clássicos do Evvai, além de pratos a la carte. O menu é enxuto, mas com tantas opções maravilhosas como o Rosini (um filé alto com foies gras, trufas negras e Marsala), o Pargo, Carciofi e Tartufo, e o Fregula mantecata (Uma massa típica da Sardenha, de semolina, em forma de bolinhas, com manteiga defumada,polvo grelhado e crudo de vieira) fica difícil escolher, por isso nossa sugestão é o menu degustação, vale a pena.

  • Endereço: Rua Joaquim Antunes, 108 – Jardim Paulistano.
  1. Tuju

Com duas estrelas Michelin, o restaurante Tuju ganha cada vez mais admiradores prezando pela simplicidade, técnica, inovação e ingredientes locais pouco comuns.

O restaurante de estética clean, despretensiosa e aconchegante, dispensa talheres de prata e toalhas de linho comuns nos restaurantes estrelados, e mantém um serviço impecável.

Ali mesmo na casa em que funciona o restaurante há uma horta no teto e estufa nos fundos que fornecem as folhas e ervas servidas ali. Muitas delas são as chamadas PANC’s (plantas alimentícias não convencionais).

O Chef Ivan Ralston comanda a cozinha que é aberta para o salão com maestria e uma tranquilidade dificil de perceber em cozinhas de restaurantes. E preza pela qualidade de seus ingredientes e fornecedores, segundo o chef, todos ingredientes são de origem brasileira e em grande maioria produzidas no estado de São Paulo.

Também por isso o menu é sazonal, respeitando as estações do ano. Há 2 opções de menu degustação: o Menu Mercado (com opção vegetariana) que conta com couvert + 2 entradas + 2 principais + 1 sobremesa ou o Menu da estação, que é mais extenso, em 12 tempos (também com opção vegetariana). Ambos podem ser com Harmonização ou sem.

Nós tivemos a oportunidade de experimentar o Menu de 12 tempos com Harmonização e foi como uma festa para o paladar e para os olhos, realmente imperdível.

  • Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1248 – Itaim Bibi.
  1. D.O.M.

Mundialmente conhecido, o restaurante D.O.M. que completou 20 anos, não poderia deixar de estar registrado aqui. O restaurante que permaneceu por muitos anos na lista dos 50 melhores do mundo, conta com 2 estrelas Michelin e diversos prêmios.

O Chef Alex Atala foi um dos pioneiros na cozinha autoral brasileira e um dos responsáveis pela valorização dos ingredientes locais e da gastronomia sustentável, buscando inspiração especialmente no norte do país.

Assim é o D.O.M., uma cozinha contemporânea, com pratos inventivos que surpreendem e cativam seus clientes, mantendo seu menu degustação concorrido ano após ano.

Uma curiosidade é que tanto no menu Optimus (em 7 tempos mais uma sobremesa) quanto no menu Maximus (em 10 tempos mais 2 sobremesas), é servido o Aligot, um clássico introduzido no Brasil pelo chef, um purê de batatas e queijo gruyere (que na versão de Atala também conta com queijo meia cura) e que tradicionalmente é servido entre pratos para limpar o paladar, mas nos demais restaurantes brasileiros se popularizou como acompanhamento.

Com técnica impecável da alta gastronomia, aliado ao uso de ingredientes exóticos até mesmo para nós brasileiros, como a Pripioca, Formigas, cogumelos Yanomami, pimenta baniwa e a Baunilha do Cerrado, dentre outros, é sem dúvidas daquelas refeições que ficam para sempre na memória.

  • Endereço: Rua Barão de Capanema, 549 – Jardim Paulista.
  1. A Casa do Porco Bar

A Casa do Porco Bar em pouco tempo ganhou grande destaque no circuito gastronômico de São Paulo, e não demorou muito também para figurar na lista dos 50 melhores do mundo.

Comandada pelo chef Jefferson Rueda, funciona desde final de 2015 no Centro de São Paulo. A proposta é oferecer apenas cortes da carne de Porco, utilizando o animal por inteiro, sem desperdícios. Além de contar com um açougue dentro da casa, quase tudo é produzido ali, as massas, pães, molhos, sobremesas e embutidos.

Além do menu degustação, chamado de “O Porco É”, com uma sequência que surpreende tanto pelo paladar quanto pela apresentação, há também opções a la carte. Os aperitivos inusitados são um sucesso, como o sushi de papada de porco e tucupi, o pão no vapor com barriga de porco, o Tartar de porco e o Torresmo de Pancetta com goiabada e pimenta. Passando para os principais o Porco San Zé, assado por 8 horas, com carne macia e pele crocante, é o carro-chefe da casa.

A combinação de pratos deliciosos e ambiente descolado e divertido, fazem as horas ali dentro passarem voando, e a longa fila de espera valer a pena, já que não fazem reservas.

  • Endereço: Rua Araújo, 124 – Centro
  1. Fasano

A imigração italiana é parte da história de São Paulo e sem dúvidas tem grande influência na cultura e gastronomia da cidade. Por isso não poderiamos deixar de destacar um italiano na lista dos melhores restaurantes de São Paulo.

Não faltam opções de restaurantes italianos na cidade, mas o Fasano, com toda sua tradição e elegância foi eleito o melhor por ser atemporal, com serviço impecável e oferecer ingredientes sofisticados e de qualidade impar.

Localizado no primeiro andar do hotel Fasano, o restaurante que leva o mesmo nome se tornou também um clássico na cidade, tendo chefs renomados passando por sua cozinha, que hoje é comandada pelo Chef Lucca Gozzani, sob tutela do restauranteur Rogério Fasano. O ambiente sóbrio e imponente, mas sem afetações, tem ar intimista e lembra uma atmosfera cosmopolita, como os melhores restaurantes de NY ou Londres.

Há opções de menu degustação e a la carte, e pode ter certeza que qualquer que seja o pedido, o primor pela excelência é evidente. Não deixe de pedir o Tiramisù de sobremesa, montado na hora, o melhor de São Paulo.

  • Endereço: Rua Vittorio Fasano, 88

7. Shin Zushi

A cidade de São Paulo também tem como uma de suas marcas principais ser a maior colônia de Japoneses fora do Japão, cultura que tem forte influência na capital. E, por isso, não poderiamos deixar de mencionar um dos incríveis restaurantes japoneses na lista de melhores restaurantes da cidade.

Aberto a quase quatro décadas, e atualmente comandado pelos irmãos Ken Mizumoto e Nobu Mizumoto (filhos do fundador), o Shin  Zushi é um pedacinho do Japão no Brasil. Aqui o foco é a simplicidade e excelência dos ingrediente e precisão na execução.

Tradicional, desde a decoração até ao atendimento dado aos clientes, não é mais um dos restaurantes japoneses da moda para ver e ser visto, ou com os famigerados sushis a base de salmão e cream cheese. No Shin Zushi você tem uma experiência autêntica que te transporta até o Japão.

Para uma verdadeira experiência gastronomica, faça reservas para o balcão e peça o Omakase, o menu degustação, em que são servidos as melhores preparações com os ingredientes mais frescos do dia. Já nas mesas o serviço a la carte mantém o padrão de qualidade.

Por ser dos poucos restaurantes que preservam a autentica e tradicional cozinha japonesa, e por servir os peixes mais frescos com técnica e propriedade, o Shin Zushi é eleito ano após ano como o melhor da cidade.

  • Endereço: Rua Afonso de Freitas, 169 – Paraíso.

8. Maní

Last, but not least, o Maní, eleito pela Veja como o melhor restaurante de São Paulo, com mais de 10 anos de funcionamento, se tornou um dos queridinhos dos paulistas e turistas em busca de experiências gastronomicas, figurando na lista dos melhores do mundo e com uma estrela Michelin.

Ele é comandado pela chef Helena Rizzo e a cozinha apesar de moderna, evoca memórias afetivas privilegiando o uso de ingredientes brasileiros, em pratos criativos como a Sopa de Jaboticaba com lagostins cozidos no vapor de cachaça.

O couvert é dos poucos que podemos dizer que não se deve recusar. Os pratos, preparados com técnica apurada e precisão, trazem todo frescor e combinação de cores e texturas dos ingredientes, aquela simplicidade sofisticada e equilibrada, difícil de reproduzir. As sobremesas são surpreendentes, seja pela apresentação no caso do O Ovo (sorvete de gemada, espuma de coco e coquinho crocante) ou da matéria prima como a sobremesa entitulada Da Lama ao Caos (doce de berinjela defumada, coalhada seca, pele de lima da Pérsia, gelatina de flor de laranjeira, pistache caramelado, crocante de massa Kneff e sorvete de gergelim preto).

O Ambiente claro com toques de cor reflete que ali não são servidos apenas pratos, mas sim arte.

  • Endereço: R. Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano.

9. EMA

A Chef Renata Vanzetto,  caiçara e considerada Chef revelação quando ainda tinha 18 anos, é um fenômeno na cozinha e nos negócios. Figurou inclusive na capa da revista Forbes por ser um dos “Talentos do Brasil abaixo de 30 anos”. Dona dos renomados restaurantes Marakuthai, MeGusta, Matilda, Ema e Muquifo, não para de surpreender com suas criações e novos restaurantes.

O restaurante Ema, aberto em 2014, assim como os outros restaurantes da Chef trazem os sabores da infância de Renata, nascida e “criada” em Ilha Bella, e prioriza ingredientes brasileiros, mas aqui em pratos totalmente autorais. Funcionam a la carte e com menu degustação, e as entradas são verdadeiras estrelas no cardápio, como os snacks de folha de uva desidratada com queijo brie, pera e avelã,  o cevice de pinha, e a casquinha de siri finalizada com flocos de arroz.

Uma curiosidade do pequeno ambiente, ele é decorado com quadros e cadeiras com pinturas de emas feitas pela própria Chef. As paredes verdes, os poucos lugares, e a meia luz fazem dele um lugar aconchegante e intimista.

Você já conhece alguns desses restaurantes? Conte para nós nos comentários!

Gostou desse artigo? Siga @sougorjeta no instagram e marque #sougorjeta com suas dicas de restaurantes e postaremos em nosso feed. A experiência fica muito melhor quando é compartilhada! 🙂

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *