A diversidade culinária é algo surpreendente e que ajuda a contar a história e a trajetória de diferentes povos. O clima, a cultura, os hábitos e as tradições milenares do oriente médio estão diretamente relacionados com a comida árabe que tanto amamos nos dias de hoje.
Se você gosta de mergulhar nas origens gastronômicas e aprender mais sobre os pratos que fazem parte da sua rotina, confira a seguir um pouco mais sobre a história da comida árabe e veja também dicas de onde saborear o melhor das arábias em São Paulo. Vem com a gente!
Séculos e séculos de tradição
Quando saboreamos um bom quibe, hommus, babaganuche ou coalhada seca nem nos atentamos que esses pratos deliciosos têm séculos e séculos de história. A comida árabe é bastante antiga e tem influência de diversos países, como Paquistão, Turquia, Índia e Irã.
Essa diversidade cultural da comida árabe a torna rica e marcante, características que impressionam os ocidentais. Um ponto importante sobre a origem da comida árabe tem a ver com as dificuldades que acompanham esses povos durante muitas gerações.
A escassez de recursos fez com que eles utilizassem os temperos de uma forma bastante especial. A comida árabe leva essa característica até os dias de hoje, tendo as especiarias como importantes aliadas da culinária. Além disso, o cozimento de cada alimento era feito pelos antigos como um verdadeiro ritual, pois eles respeitavam as refeições como algo realmente sagrado para todos.
A comida árabe também teve um importante alimento que se mantém presente até os dias de hoje: o pão. Por conta de questões econômicas, esse alimento se fazia presente em diferentes refeições dos povos árabes, alimentando diversas famílias que enfrentavam dificuldades.
Curiosidades da comida árabe
A origem específica da comida árabe é difícil de ser definida, mas sabemos que ela tem bastante história. Foram localizados documentos no palácio de Mari, em Tell Hariri na Síria, que relatavam declarações do período entre os anos de 1800-1700 a.C. Nessa documentação, foi possível observar a variedade de alimentos, as formas de preparo mais utilizadas na época e as combinações. Essa descoberta coloca a comida árabe como a mais antiga do mundo.
Pratos saborosos e muita fartura
Por mais que os povos antigos tivessem períodos de escassez, a comida árabe sempre foi marcada pela abundância. A fartura dos pratos tem a ver com a generosidade sempre desenvolvida nessas comunidades, com muitos membros ao redor da mesa. Entre os pratos mais famosos dessa culinária estão:
- Babaganuche: berinjela assada preparada com tahine, alho, azeite de oliva, suco de limão e sal.
- Hommus: pasta árabe de grão-de-bico.
- Quibe: bolinho de massa de triguilho recheado com carne.
- Mijadra: lentilhas, arroz e fatias fritas de cebola
- Kafta: mistura de carne moída, cebola picada, hortelã, cominho, canela, pimenta e sal.
5 restaurantes de comida árabe para visitar em São Paulo
Ficou com água na boca depois de conhecer um pouco mais sobre a história da comida árabe? Então, confira a seguir 5 restaurantes em São Paulo que oferecem o melhor dessa culinária.
1. Almanara
R. Basílio da Gama, 70, República – SP
2. Farabbud
Alameda dos Anapurus, 1253, Moema – SP
3. Shiraz Shawarma
Rua Traipú, 186, Perdizes – SP
4. Arabesco
Rua Cardoso de Almeida, 754, Perdizes – SP
5. Raful
Rua Comendador Abdo Schahin, 118, Centro – SP
Se você curtiu o post de hoje e quer continuar explorando o mundo gastronômico, acompanhe as publicações do nosso blog e baixe também o app da Tipper!