Como a alta na procura de produtos vegetarianos e veganos impacta o setor de Food Service

Cada vez mais, a adesão a um consumo menos regado em proteína animal, nem que seja apenas uma vez na semana, tem sido maior, inclusive na escolha de restaurantes apropriados. De acordo com uma pesquisa realizada pela Galunion, hoje temos 30 milhões de brasileiros, ou 14% da população, que não consomem mais carnes, sendo que 98% dos vegetarianos e veganos costumam comer em restaurantes e 60% repetem pelo menos mais uma vez na semana esse hábito.

Claro que existem alguns motivos para este número crescer a cada ano. O benefício de ser uma alimentação mais saudável, geralmente composta por ingredientes que dão mais energia e o fato de trazer mais leveza ao dia a dia são essenciais para esse aumento e, por isso, os restaurantes, enxergando essa tendência, começam a oferecer pelo menos uma opção no cardápio voltada para esse público.

Atrair a atenção do público veggie é, portanto, o grande desafio para os empresários de gastronomia. É extremamente importante estar atento às novidades que ganham força a cada ano e que fazem a diferença no momento da propaganda. Agregar novas receitas ao cardápio, por exemplo, é uma das alternativas para despertar o interesse do público.

Dentro desse quesito, algumas tendências foram destacadas pela pesquisa da Galunion: a guacamole, petiscos vegetais, como a couve-flor empanada, os veggie chips e as carnes hambúrguer do futuro e beyond meat, novos conceitos de carne vegetal que já estrearam nos mercados nacionais e prometem sabores semelhantes à proteína animal, mas com os benefícios alimentares de uma carne vegetariana.

Importante: A oferta de uma alternativa vegana no menu de um restaurante pode ter um poder de atrair um grupo inteiro de novos consumidores, já a falta dessa opção faz com que você possa perder um público inteiro. Em outras palavras, o ponto chave revelado por todos esses dados é a oportunidade escancarada que o mercado está oferecendo. Com boas doses de transparência, ações estratégicas e um cardápio recheado de opções veganas, o seu negócio e a causa animal certamente têm muito a ganhar.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *