Quais os pratos mais típicos do Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa é um destino muito procurado, tanto por brasileiros quanto por estrangeiros, por conta das suas belezas naturais, hospitalidade, boa energia e gastronomia! A culinária carioca tem bastante influencia da Europa, mas com algumas peculiaridades que fazem com que a cidade tenha alguns pratos típicos que precisam ser considerados uma parada obrigatória para qualquer turista.

Hoje, separamos os nomes mais famosos da gastronomia do Rio de Janeiro para você conhecer e se apaixonar, além de algumas dicas de restaurantes que você pode encontrar esses pratos com maestria. Confira:

Feijoada Carioca e suas Inspirações

Um prato fácil de se encontrar no Rio de Janeiro, sendo basicamente característico em qualquer bairro da cidade, a feijoada é uma das atrações principais da culinária carioca e é servida de maneira tradicional, com pedaços de linguiça, carne seca, paio e costelinha, além de ser acompanhada de arroz, couve e farofa.

Nossa indicação aqui vai ser dupla, tanto para aqueles que buscam uma experiência premium quanto para os que procuram algo mais rotineiro dos cariocas. Figueira Rubayat serve feijoadas no seu buffet aos sábados e tem como aliado um excelente ambiente e uma das vistas mais bonitas de restaurante do Rio. Para aqueles que buscam uma experiência de nativo, o Bar do Mineiro combina com a rotina de todo fluminense.

Já uma comida tradicional que foi inspirada nesse prato tradicional é o bolinho de feijoada. A diferença aqui é que os ingredientes são batidos, refogados e misturados à farinha de mandioca e ao polvilho azedo. Para essa experiência, recomendamos o Aconchego Carioca

Picadinho de Carne

Presente nos maiores e melhores restaurantes cariocas, o Picadinho de Carne é uma criação inspirada na cozido português e pode ser preparado com acém, costela ou filet mignon. Inventado na década de 1950, esse prato geralmente é servido com ovo poché, banana à milanesa e diferentes molhos. Para este prato, sugerimos o Bistrô The Line

Sopa Leão Veloso

A adaptação perfeita da sopa Bouillabaisse, prato tradicional e originário da França, foi criada por Paulo Leão Veloso, diplomata que deu seu nome a versão brasileira da sopa que leva peixe, camarões, mexilhão, lula e siri. Não temos como não recomendar o restaurante especialista em frutos do mar Umas e Ostras, na Barra de Tijuca.

Filet Oswaldo Aranha

Partimos agora para um patrimônio cultural carioca. O Filet À Oswaldo Aranha surgiu no Restaurante Cosmopolita, lugar comumente frequentado por políticos da época, entre as décadas de 1930 e 1940, além de ser também uma homenagem ao político gaúcho que chegou após a Revolução de 1930 às terras cariocas. Sua receita é simples e consiste em filé mignon ao ponto temperado e servido com alho frito. Claro que a dica Tipper para esse prato bem típico tinha que ser do restaurante que o fundou.

Caso você queira mais dicas de lugares cobiçados e de boas gastronomias, baixe o Tipper App, cadastre-se e confira as listas que montamos com os melhores restaurantes!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *