Avenida Paulista: 4 dicas de restaurante para você aproveitar a gastronomia local

São Paulo é conhecida por ser uma cidade noturna, repleta de agitos e com uma série de ambientes para que os turistas possam explorar o melhor da cultura local.

Desde os pubs aos restaurantes luxuosos, a Terra da Garoa traz em sua configuração uma vontade de viver, de conhecer diferentes tribos, de explorar o novo e de se permitir.

E acredite, isso não está relacionado apenas à música ou às inúmeras baladas que permeiam o lugar.

Essa curiosidade típica do paulista, que abraça com vontade tudo o que é diferente, se expande também para a alimentação.

Com um polo gastronômico surpreendente, a cidade é um prato cheio para quem quer degustar o melhor e ainda provar todos os sabores que a selva de concreto oferece.

Conheça agora, 4 restaurantes da Avenida Paulista que fazem sucesso e que, certamente, vão te conquistar pelo estômago:

Riviera Bar

Completando 70 anos, o Riviera Bar sofreu várias transformações ao longo dos anos.

Na década de 50 foi aberto como um salão de chá para alta sociedade paulistana.

Depois passou a funcionar como um bar e se tornou reduto de artistas e intelectuais, virando um símbolo da boemia em São Paulo na década de 70.

Após um período fechado, foi reformado, agora com um grande balcão vermelho que contorna todo o bar, mas preservando a icônica escadaria.

O cardápio que já foi reformulado algumas vezes desde a reinauguração conta com entradas, pratos e sobremesas clássicos da culinária brasileira como os bolinhos de arroz, croquete e pastéis, o tradicional filé Oswaldo Aranha e o “Pudim de vó”, além de servir lanches como o Royal (há 40 anos no menu), Beirute e Burger.

Na carta de drinks é possível escolher dentre diversos tipos de Negroni e Gin Tônica que são as bebidas do momento, drinks da coquetelaria clássica como o Moscow Mule e o Cosmopolitan, e os servidos ali há anos como o Apothecary (Cachaça Leblon, limão tahiti, xarope de mel, gengibre e spray de Ardbeg whisky).

Mas a boa pedida mesmo são os drinks da Coleção 70 anos. Eles contam a história do Riviera, como o Chez Sois (Hendrick’s gin, Jerez fino, St. Germain, vinho rosé, elixir de Chartreuse, damasco e grapefruit), servido em uma xícara de chá representando os anos 50.

Mais que um bar ou restaurante, é uma parte da história de São Paulo que vale a pena conhecer.

Endereço: Av. Paulista, 2584.

Balaio IMS

No térreo do Instituto Moreira Sales, funciona o Balaio, restaurante do Chef Rodrigo Oliveira (Mocotó), onde serve culinária brasileira contemporânea em pratos cheios de referências a diversas partes do Brasil, sem se prender a receitas precisamente típicas e com boas opções também para os veganos.

Dentre as opções de petiscos, obviamente o dadinho de tapioca, criado lá no Mocotó, e destaca-se também a carne curada com maionese de pipoca e crocante de milho.

A refrescante salada de Vinagrete de feijão verde, quibebe, queijo de cabra e castanha de caju é a entrada perfeita.

De principal, você pode escolher dentre partos para compartilhar ou pratos individuais, mas difícil escolher dentre o Arroz de linguiça bragantina com costelinha e quiabo (individual), a caldeirada caiçara, servida com arroz vermelho e farofinha de coco ou a opção vegana que agrada até os carnívoros:

Moqueca de caju, palmito e banana da terra com arroz vermelho e farofinha de coco (servem 2 pessoas).

Para adoçar, na hora da sobremesa é difícil resistir a torta de goiaba com sorbet de goiaba e pimenta rosa ou ao chocolate, caramelo de cupuaçu e farofa de chocolate branco com raspas de limão.

A brasilidade também está estampada na carta de drinks, como pode-se ver no bode mary, uma referência ao clássico da coquetelaria bloody mary, a base de suco de tomates, mas ali servido com tequila, essência de bacon e torresmo.

É o lugar perfeito para fechar (ou abrir) ou passeio pela Av. Paulista, já que fica aberto também a tarde para lanches e café.

Endereço: Av. Paulista, 2424.

Site: https://balaioims.com.br/

Aizomê Japan House

Um dos pontos turísticos mais visitados da Av. Paulista precisava de um restaurante à altura, e foi isso que o Japan House adquiriu recentemente. 

Agora no seu segundo andar funciona uma unidade do restaurante Aizomê, da aclamada Chef Telma Shiraishi.

Em um ambiente claro, tranquilo e conteporâneo, são servidos opções de settos, pratos completos que “tem como base o gohan (arroz japonês), o misoshiru ou outro caldo e tsukemono.

A isso acrescenta-se uma sugestão do dia, com opções variadas de carnespeixes ou vegetarianas – de acordo com os ingredientes da estação, e completa-se o conjunto com pequenas porções de acompanhamentos”.

Há opções também de pratos tradicionais e mais conhecidos pelos paulistas como o udon, soba, o donduri, sushis e sashimis.

As sobremesas, tradicionais japonesas, encantam pela leveza e sem o excesso de dulçor dos doces brasileiros.

Tudo isso sempre seguindo a cozinha leve e fresca da Chef, que privilegia a sustentabilidade dos ingredientes, filosofia refletida inclusive na opção de oferecer água filtrada com ou sem gás à vontade por um valor fixo, sem garrafinhas plásticas.

Endereço: Av. Paulista, 52

Site: https://www.japanhousesp.com.br/restaurante/

Spot

O Spot não fica exatamente na Av. Paulista, mas coladinho nela, em uma travessa da avenida e sem dúvidas é um dos preferidos de quem passa por ali.

Sempre concorrido, representa muito o universo da Avenida Paulista, já que ali pessoas de todas as tribos e idades se encontram para experimentar uma culinária variada em um ambiente descolado.

O menu conta com boas opções de entradas, saladas, massas e grelhados e acompanhamentos que a primeira vista parecem simples, mas recebem ingredientes de primeira e são sempre bem executados.

As saladas são bem completas e podem ser pedidas em dois tamanhos, a pequena como entrada ou inteira funcionando como uma refeição.

As massas também tem essa opção, de acordo com o tamanho da sua fome.

Os grelhados são variados, assim como os acompanhamentos que são mais elaborados que o tradicional grelhado + acompanhamento de sempre, como a couve flor com molho de tahine, o arroz selvagem com grão de bico, cebola, aspargos e amendoas ou o risoto de limão e alho poró.

Enfim, um restaurante perfeito para ir com o grupo de amigos e toda família, na certeza de que todos sairão felizes.

Endereço: Al. Ministro Rocha Azevedo, 72.

Site: http://www.restaurantespot.com.br/

 

E então, qual o seu favorito? Conte para a gente, dê outras sugestões e não deixe de clicar em outros artigos para saber muito mais sobre o mundo da gastronomia

Gostou desse artigo? Siga @tipperoficial no instagram e marque #soutipper com suas dicas de restaurantes e postaremos em nosso feed.

A experiência fica muito melhor quando é compartilhada! 🙂

 

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *